Dicas de ferramentas essenciais para todo desenvolvedor web 1
- rodrigobragatere
- 2 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2022
Front-end e Frameworks

Um framework em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação.
"O problema não é se as máquinas pensam, mas sim o que os homens fazem sem pensar."
1. Front-end Frameworks
Os Frameworks de front-end ou “CSS frameworks” são pacotes com código pré-escrito e padronizado em arquivos e pastas. Eles fornecem uma base para construir e ainda permitem flexibilidade com o design final. Eles ajudam a aumentar a sua produtividade sem sacrificar a qualidade do seu trabalho.
Um framework front-end típico contém os seguintes componentes –
Um layout em grid para organizar os elementos de design de seu site
Estilos de fonte pré-definidos e dimensionamento que variam baseado na sua função (por exemplo, tipografias diferentes para títulos e parágrafos)
Componentes prontos do site, como painéis laterais, botões e barras de navegação
Recomendamos que você escolha um framework CSS que economize seu tempo escrevendo código e ajude a adicionar componentes extras (como botões) com facilidade.
Os frameworks CSS mais populares são –
Bootstrap – O framework mais popular de HTML, CSS e JS, Bootstrap facilita o desenvolvimento de sites responsivos e projetos mobile na web. Ele é open source, hospedado no GitHub e é perfeito para iniciantes, pois é o framework mais fácil de aprender e usar.
Materialize – O Materialize é baseado no Material Design do Google para facilitar a construção de aplicações web responsivas e com visual elegante. Ele é um framework HTML, CSS e JavaScript que conta com recursos para simplificar o desenvolvimento de páginas responsivas que utiliza as filosofias de design do Material Design do Google. O Material Design combina os princípios clássicos de design bem sucedido, junto com a inovação e tecnologia. Se a sua necessidade é para criar uma aplicação visualmente interessante (em termos de UI) e com pouco esforço, opte pelo Materialize.
jQuery - é uma biblioteca de funções JavaScript que interage com o HTML, desenvolvida para simplificar os scripts interpretados no navegador do cliente. Usada por cerca de 74.4% dos 10 mil sites mais visitados do mundo, jQuery é a mais popular das bibliotecas JavaScript.
Os frameworks de desenvolvimento mas utilizoados são -
Angular - é uma plataforma de aplicações web de código-fonte aberto e front-end baseado em TypeScript liderado pela Equipe Angular do Google e por uma comunidade de indivíduos e corporações. Angular é uma reescrita completa do AngularJS, feito pela mesma equipe que o construiu.
React - é uma biblioteca JavaScript de código aberto com foco em criar interfaces de usuário em páginas web. É mantido pelo Facebook, Instagram, outras empresas e uma comunidade de desenvolvedores individuais. É utilizado nos sites da Netflix, Imgur, Feedly, Airbnb, SeatGeek, HelloSign, Walmart e outros. Se a sua necessidade é para criar uma aplicação visualmente interessante (em termos de UI) e com pouco esforço, opte pelo Materialize.
Spring Boot - facilita a criação de aplicativos independentes baseados em Spring de nível de produção que você pode "apenas executar". Temos uma visão opinativa da plataforma Spring e das bibliotecas de terceiros para que você possa começar com o mínimo de barulho. A maioria dos aplicativos Spring Boot precisa de configuração mínima do Spring e é utilizado amplamente no mundo Java.
Flutter - é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pela empresa Google em 2015, baseado na linguagem de programação Dart, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente, para os sistemas operacionais Android, iOS, Windows, Mac, Linux e, Fuchsia e Web.
Corona ou Solar2D - é um kit de desenvolvimento de software de plataforma cruzada gratuito e de código aberto originalmente desenvolvido pela Corona Labs Inc. e agora mantido por Vlad Shcherban.
Ionic - é um SDK de código aberto completo para desenvolvimento de aplicativo móvel híbrido criado por Max Lynch, Ben Sperry e Adam Bradley da Drifty Co. em 2013. A versão original foi lançada em 2013 e construída sobre AngularJS e Apache Cordova.
Apache Cordova - é uma estrutura de desenvolvimento de aplicativo móvel criada pela Nitobi. A Adobe Systems comprou a Nitobi em 2011, rebatizou-a como PhoneGap e, mais tarde, lançou uma versão de código aberto do software chamada Apache Cordova.
Comments