top of page

Dicas de ferramentas de Web Deploy

  • Foto do escritor: rodrigobragatere
    rodrigobragatere
  • 19 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

FILEZILLA, GIT,JENKINS, FIREBASE E IIS

Escrever o código para criar aplicativos de app é uma coisa, mas fazer um deploy de aplicativo e fazê-lo funcionar sem problemas para o seu público é uma coisa completamente diferente. Por isso, incluímos algumas ferramentas de web deploy que realmente vão reduzir suas dores de cabeças com deploy.

“Os desenvolvedores tomam muito café pois utilizam o mesmo para converter cafeína em código”

Filezilla – Se você é um iniciante, apenas está começando com desenvolvimento web, você pode usar um FTP simples como Filezilla para publicar seus recursos. Ele é uma ferramenta de FTP muito simples de troca de arquivos, que pode ser útil para fazer deploy de sites.

  • Git – O FTP não possui todos os recursos necessários para o deploy e controle eficiente de aplicações web. Então você deveria usar uma ferramenta como o Git e construir seu processo de deploy com isso. O Git facilita controle de versão – sempre será possível rastrear cada alteração, e fazer deploy em múltiplos ambientes.

  • Jenkins – Jenkins é uma ferramenta de automação (CI – Continuous Integration) de deploy escrito em Java. Se você tem todo seu código numa máquina e publica usando o FTP, não valeria a pena usar o Jenkins. Mas se você mantê-lo num repositório e faça testes, valeria a pena usar um CI como Jenkins. Assim você pode automatizar toda essa parte, fora que deixa o processo de deploy muito mais fluido. Outra vantagem é de segurança. De acordo com o desenvolvedor Thiago Roberto, “No caso do do deploy via Git do nosso app, um commit na master já faz o deploy pro ar. Então, a segurança fica a cargo do Git e quem tem permissão de dar deploy na master, tem a permissão de deploy. Com Jenkins, conseguimos evitar isso e aumentar a segurança de deploy. O Jenkins também pode fazer outras coisas legais como executar pre e post scripts.” Como Jenkins é open source, você pode desenvolver vários plugins para usar a ferramenta de qualquer forma que você quiser.

  • Firebase - é uma plataforma desenvolvida pelo Google para a criação de aplicativos móveis e da web. Era originalmente uma empresa independente fundada em 2011. Em 2014, o Google adquiriu a plataforma e agora é sua oferta principal para o desenvolvimento de aplicativos, o Firebase funciona como um Backend com o Service (BaaS). Nesse sentido, ele oferece diversos recursos e ferramentas que permitem o desenvolvimento simples de aplicações. O Firebase Authentication, por exemplo, oferece uma interação dinâmica entre os usuários.

  • IIS - é um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para servidores. Sua primeira versão foi introduzida com o Windows NT Server versão 4, e passou por várias atualizações. É também o sucessor do PWS. A versão mais recente é o IIS 10. Existem diferentes servidores web disponíveis para diferentes tecnologias, dentro do .Net. Depois que o aplicativo da Web é desenvolvido e feito um deploy no Web deploy 3.6 onde ele é implantado em um servidor IIS. Este aplicativo da web pode então ser acessado pelos usuários finais.

 
 
 

Comentarios


CONTATO

Rua. Catulo da Paixão Cearense, 120

Quinta da Barra, RJ - 25965-480

​​

Tel: (21) 99173-8949

rodrigobragatere@gmail.com

  • LinkedIn ícone social
  • Blogger ícone social
  • YouTube ícone social
  • Whatsapp
  • Instagram

Obrigado pelo envio!

©2025 feito por Rodrigo Braga - RODRIGOBRAGATERE - CNPJ-25.303.287/0001-50

bottom of page