top of page

Dicas de ferramentas de controle de versão

  • Foto do escritor: rodrigobragatere
    rodrigobragatere
  • 11 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

GITHUB, BITBUCKET, GITLAB, VISUAL STUDIO TEAM SERVICES

Um passo muito importante para qualquer desenvolvedor é aprender a usar um versionador de código, que basicamente vai ajudar a guardar histórico da evolução do desenvolvimento, guardar o código fonte em um local seguro para evitar perdas, além de ser essencial quando se trabalha em equipe. Existem vários versionadores, como o Team Foundation Server (TFS), Git, SVN, dentre outros, além de produtos SaaS como Visual Studio Online, GitHub e BitBucket. Mas aqui em nosso post incluímos só o Git. Vamos ver por quê.

Git – Não espere até que você substitua acidentalmente seus arquivos essenciais. Evite isso usando o Git, um sistema open source de controle de versões e gerenciamento de código fontes. Ele rastreia o histórico de seu projeto em um repositório e facilita manter vários repositórios de backup.

“Inspecionar para prevenir defeitos é bom; Inspecionar para encontrar defeitos é desperdício.” Shigeo Shingo
  1. GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo.

  2. Bitbucket é um serviço de hospedagem de projetos controlados através do Mercurial, um sistema de controle de versões distribuído. É similar ao GitHub. Bitbucket têm um serviço grátis e um comercial. O serviço é escrito em Python.

  3. GitLab é um gerenciador de repositório de software baseado em git, com suporte a Wiki, gerenciamento de tarefas e CI/CD. GitLab é similar ao GitHub, mas o GitLab permite que os desenvolvedores armazenem o código em seus próprios servidores, ao invés de servidores de terceiros.

  4. Visual Studio Team Services para entender as funcionalidades do Visual Studio Team System é necessário tomar conhecimento de que não estamos tratando de um software, mais que isso, estamos falando de um conjunto de aplicativos que gerenciam um projeto e permitem integração entre todos os envolvidos com a evolução em 2018 para AZURE DEVOPS – A EVOLUÇÃO DO VSTS (VISUAL STUDIO TEAM SERVICES).





 
 
 

Commentaires


CONTATO

Rua. Catulo da Paixão Cearense, 120

Quinta da Barra, RJ - 25965-480

​​

Tel: (21) 99173-8949

rodrigobragatere@gmail.com

  • LinkedIn ícone social
  • Blogger ícone social
  • YouTube ícone social
  • Whatsapp
  • Instagram

Obrigado pelo envio!

©2025 feito por Rodrigo Braga - RODRIGOBRAGATERE - CNPJ-25.303.287/0001-50

bottom of page