top of page

Dicas de ferramentas essenciais para todo desenvolvedor web 2

  • Foto do escritor: rodrigobragatere
    rodrigobragatere
  • 30 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de mai. de 2022

IDEs e Editores de Textos

A Web está crescendo exponencialmente e ficando cada vez mais complexa. É por isso que desenvolvedores web precisam das ferramentas certas para ajudar com seus trabalhos, trago dicas de ferramentas que me exiliaram nesta jornada!


"Seja o seu melhor mesmo que não tenha condições melhores para fazer ainda Melhor!!"

1. IDEs e Editores de Textos


IDEs (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) economizam seu tempo de alternar entre diferentes aplicativos e ajudam você manter seu foco no seu código. Uma IDE geralmente inclui –

  • Um editor de texto que edita o código-fonte

  • Um compilador

  • Um depurador (debugger)

  • Um construtor de GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica do Usuário)

Por mais que as IDEs ofereçam muito mais do que um editor de texto simples, elas ocupam espaço e não são para iniciantes. Se sua necessidade é algo simples, uma ferramenta para apenas escrever seu código rapidamente, é melhor escolher um editor de texto. Eles são leves e oferecem muitos recursos convenientes como destaque de sintaxe, interfaces personalizáveis e extensas ferramentas de navegação.

Então, o que você deveria usar? A resposta -> não tem uma resposta certa. Não tem uma IDE ou um editor de texto certo para todo mundo. A melhor ferramenta, na minha opinião, é algo que funciona bem baseado em suas necessidades.


Editores de texto:


  • Atom – Atom é um editor de texto moderno, acessível, mas ‘hackable to the core’, isso significa que você pode personalizar tudo para fazer qualquer coisa, sem tocar a mão nos arquivos de configurações. Ele é um aplicativo de desktop construído com HTML, JavaScript, CSS, e integração com Node. Ele roda em Electron, um framework para construir aplicativos multiplataforma usando tecnologias web. Ele possui gerenciador de pacotes e pacotes extensas (como plugins, definições de sintaxes, menus, snippets, etc.) escritos em CoffeeScript.

  • Sublime – O Sublime é um editor de texto sofisticado para código, marcação e texto com grande desempenho. Ele é útil especialmente para arquivos individuais porque ele executa mais rápido do que o VS Code. Oferece um alto nível de personalização, quase nunca falha e inclui plugins bacanas e pacotes como Origami e GitGutter que tornam o desenvolvimento realmente divertido.

  • Notepad++ - É um editor de texto e de código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows e Linux. O Notepad++ é distribuído como um Software livre.

IDES:

  • Visual Studio – Microsoft Visual Studio é uma IDE premium custando entre USD 699 – 2.900, dependendo da edição e licenciamento, mas também tem a opção do Visual Studio Community – a versão free para estudantes e desenvolvedores solo. Existem várias edições de Visual Studio que são capazes de criar todos os tipos de programas – desde aplicações web até aplicações mobile. É uma ferramenta flexível e suporta uma grande variedade de linguagens. Guilherme Raduenz, que faz parte da nossa comunidade, tem essa insight para vocês – “Em relação ao Visual Studio, ele é free para desenvolvedores individuais e times pequenos. Somente times grandes e também pequenos com alta renda precisam pagar licença. É uma IDE muito poderosa, mas ela não gosta de computadores sem SSD.”

  • Visual Studio Code (VS Code) – Visual Studio Code é um editor leve mas poderoso e com uma interface bem pensada que funciona em seu desktop e está disponível para Windows, Mac e Linux. Ele tem suporte a JavaScript, TypeScript e Node.js e possui um rico ecossistema de extensões para outras linguagens (como C ++, C #, Python, PHP) e runtimes. O VS Code é ideal se você precisa um editor leve que não usa muito espaço e recursos.

  • Netbeans – O NetBeans é uma das melhores IDE open source (código-fonte aberto) de PHP. Ele é enriquecido com recursos e é gratuito oferece suporte em várias línguas como Inglês, Japonês, Português BR, Russo e Chinês simplificado. A versão mais recente de Netbeans (versão 8.2) é leve, mais rápido e suporta tudo em relação de PHP. Ele suporta frameworks de PHP mais populares como Zend, Doctrine, Smarty e Symfony2 e também suporta Laravel através de laravel-ide-helper e outros frameworks como Yii, CakePHP, FuelPHP e WordPress CMS.

  • Eclipse - é uma IDE para desenvolvimento Java, porém suporta várias outras linguagens a partir de plugins como C/C++, PHP, ColdFusion, Python, Scala e Kotlin. Ele foi feito em Java e segue o modelo open source de desenvolvimento de software.

Tem alguns requisitos mínimos para usar uma IDE, como: 1. Uma máquina com dois núcleos de 2 GHz ou mais 2. 4 GB RAM e 20 GB de HD sobrando (caso você quer usar o Visual Studio, note que ele usa mais de 10 GB de HD)



 
 
 

Comentarios


CONTATO

Rua. Catulo da Paixão Cearense, 120

Quinta da Barra, RJ - 25965-480

​​

Tel: (21) 99173-8949

rodrigobragatere@gmail.com

  • LinkedIn ícone social
  • Blogger ícone social
  • YouTube ícone social
  • Whatsapp
  • Instagram

Obrigado pelo envio!

©2025 feito por Rodrigo Braga - RODRIGOBRAGATERE - CNPJ-25.303.287/0001-50

bottom of page